Quem foi que inventou o Brasil? (Editora Nova Fronteira/Carta Maior)

http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Cultura/Quem-foi-que-inventou-o-Brasil-/39/33774

Em uma extensa pesquisa, Franklin Martins nos conta a história da República brasileira sob a ótica da produção musical no país.

Editora Nova Fronteira

reprodução

Jornalista e comentarista político, Franklin Martins começou a estudar a intensa relação entre a política e a música no Brasil em 1997. Apaixonou-se pelo tema – e o resultado dessa paixão é a impressionante trilogia Quem foi que inventou o Brasil? Em uma extensa pesquisa que reúne mais de mil composições, Franklin nos conta a história da República brasileira sob a ótica da produção musical no país.

O volume I abrange a fase que se estende de 1902, ano das primeiras gravações fonográficas no Brasil, até o golpe militar de 1964. Ricamente ilustrado, o livro apresenta canções dos mais variados gêneros, analisando, numa linguagem clara e precisa, os mais importantes fatos da nossa história. Nada escapou à criatividade dos compositores da música popular brasileira, que deixaram como legado uma rica e permanente crônica musical sobre a  República Velha, a Revolução de 1930, a Era Vargas, a participação do país na Segunda Guerra, o fim do Estado Novo e a democratização, o suicídio de Getúlio,  os “anos dourados” e a queda do presidente João Goulart.

Abrindo a trilogia, o volume I chega ao mercado este mês pela Editora Nova Fronteira. E já está saindo do forno também o volume II, que se debruça sobre os terríveis anos da ditadura militar e a luta pela reconquista da democracia. O volume III estará nas livrarias em agosto, abordando os desafios, os tropeços e as conquistas vividos pelo país de 1985 até a primeira eleição de Lula. São 101 anos de história contados de uma forma absolutamente original.

O interessante é que os áudios das canções estão disponíveis no site www.quemfoiqueinventouobrasil.com. Esta é, portanto, uma obra para ser lida e ouvida.

FICHA TÉCNICA

ISBN: 9788520929605 (volume 1)
ISBN: 9788520924273 (volume 2)
Páginas: 640 (volume 1)
Páginas: 512 (volume 2)
Formato: 17 x 24 cm
Preço: R$ 68,90 (cada)

Créditos da foto: reprodução

Compartilhe
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkedin
Contact us

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *